Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


sexta-feira, 8 de abril de 2016

Calendário Escolar e a comunidade

A SEME - Cabo Frio enviou duas SUGESTÕES de calendários ANTES das aulas começarem e, agora, diz que DEFINIU que UMA das sugestões foi escolhida.
Mas a LEI diz que o calendário DEVE ser DISCUTIDO com a COMUNIDADE!!! Como escolher SEM a Comunidade Escolar na Escola?
SEME, nós NÃO vamos contrariar a lei, não é?
A elaboração do calendário pela COMUNIDADE ESCOLAR está prevista na LDB, no Regimento da Rede Municipal e nos Cadernos do MEC sobre Conselho escolar!
"Existem também outras atribuições do Conselho Escolar, como por exemplo, elaborar seu próprio Regimento, coordenar o processo de discussão ou alteração do mesmo, propor e coordenar discussões junto aos segmentos, votar as alterações metodológicas, didáticas e administrativas na escola e participar da elaboração do CALENDÁRIO ESCOLAR no que competir à unidade escolar, observada a legislação vigente.
Em relação ao calendário escolar, existem elementos que são organizados pela Secretaria de Educação e outros pela escola.
Isso quer dizer que há elementos no calendário que competem à escola, e o Conselho Escolar deve discutir e deliberar coletivamente sobre esses elementos."
http://portal.mec.gov.br/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário