Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


segunda-feira, 21 de março de 2016

Primeira escola no Estado do Rio de Janeiro OCUPADA!

O Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Freguesia, Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, foi ocupado na tarde desta segunda-feira por cerca de 200 estudantes. Eles apoiam a greve dos professores e exigem que a Secretaria Estadual de Educação abra diálogo sobre as reivindicações dos servidores e dos alunos.
Os jovens já criaram comissões para dividir tarefas como limpeza, segurança, alimentação e atividades culturais.
— O nosso real objetivo é pressionar para que exista negociação com o governo. O nosso grito também é contra a direção do colégio, que tenta proibir a organização dos alunos — disse o estudante João Victor da Silva Barbosa, de 18 anos, aluno do terceiro ano do Ensino Médio.
Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Freguesia, Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, foi ocupado na tarde desta segunda-feira por cerca de 200 estudantes
Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Freguesia, Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, foi ocupado na tarde desta segunda-feira por cerca de 200 estudantes Foto: Reprodução de vídeo
O estudante também afirmou que os cortes do governo afetam o dia a dia do colégio. Segundo ele, a escola não tem mais xerox, internet e telefone:
— A gente ainda vê os funcionários sem receber.
A Secretaria Estadual de Educação entrou em contato com os alunos para negociar a desocupação. O gabinete ofereceu uma reunião com eles na terça-feira, se saíssem da escola ainda nesta segunda. Em assembleia, os estudantes negaram a proposta porque não têm garantias de que isso vai ser cumprido. O diretor está na escola e tenta negociar com os alunos.
Assembleia de estudantes no Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes
Assembleia de estudantes no Colégio Estadual Prefeito Mendes de Moraes Foto: Bruno Alfano
No ano passado, em São Paulo, estudantes ocuparam cerca de 200 unidades de ensino em protesto contra o projeto de reorganização das escolas apresentado pelo governador do estado, Geraldo Alckmin. A proposta, que acabou sendo abandonada, previa o fechamento de 94 colégios.
O Conselho Tutelar, que está no colégio neste momento, argumenta que é probido que alunos menores de idade continuem na ocupação durante a noite. Os estudantes estão negocindo com os representantes do Conselho e da direção da escola.
A Secretaria estadual de Educação lamentou a invasão da unidade e alegou ique a ação prejudica o funcionamento da escola, que atende a 2.300 alunos. O órgão informou que receberá os grevistas e manifestantes quando a ocupação terminar.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/em-apoio-greve-de-professores-alunos-ocupam-colegio-estadual-no-rio-18926679.html#ixzz43ZknnYma

Nenhum comentário:

Postar um comentário