Na Luta pela Escola Pública

Este blog pretende criar um espaço para informações e discussões sobre Escola Pública na Região dos Lagos, com destaque para o município de Cabo Frio.

O nome “Pó de Giz” é tomado, por empréstimo, do antigo time de futebol dos professores do Colégio Municipal Rui Barbosa. Um colégio reconhecido por sua luta pela educação pública de qualidade. Um lugar onde fervilha a discussão educacional, política e social. Colégio que contribui de maneira significativa na formação de seus alunos, lugar onde se trabalha com o sentido do coletivo.

O " Pó de Giz" é uma singela homenagem a essa escola que tem um "pequeno" espaço educacional, mas corajoso e enorme lugar de formação cidadã.


segunda-feira, 21 de março de 2016

Postagem da Professora rof Marcia Luquine no Facebook


Em greve...
Quando fui comunicar à coordenadora de minha escola que eu ia entrar em greve, comecei a chorar. Não deu pra controlar. Me doeu mais uma vez ter que passar por isso.
Não gosto de fazer greve. Greve é um péssimo sinal!!! É sinal de que estamos diante de um governo que não está dialogando com a categoria, seja ela qual for, então a greve entra como ÚLTIMO RECURSO de tentativa de negociação.
Toda greve é uma guerra de nervos... é pressão o tempo inteiro...
Toda greve tem assédio moral por parte dos governantes, cada vez que ameaçam corte de ponto sem que a greve tenha sido julgada...
Toda greve eu trabalho muito mais do que se estivesse dando aula para meus alunos... Muitas vezes tenho hora pra sair de casa, mas não tenho hora pra voltar... e é assim com os grevistas que de fato estão na greve. Porque greve não é pra tirar férias, nem ficar em casa.
Toda greve gera ônus, mas nem sempre gera bônus...
Toda greve é uma queda de braços. Quanto maior a adesão ao movimento, mais forte nosso braço fica! Mais chances temos de ganhar!
Toda greve a gente luta, mas vê colegas da mesma profissão se omitindo e até jogando contra... mas todos eles ganham quando alguma reivindicação é atendida...
Toda greve a mídia golpista tenta abafar o caso e quando não dá mais, criminaliza os professores...
Toda greve pessoas sem o menor conhecimento de causa, compram o discurso "professor grevista é vagabundo que não quer trabalhar..."
Toda greve gera cansaço...
Toda greve gera desgaste...
Toda greve tem retaliações e algumas vezes até violência física covarde por parte do braço armado do Estado...
Mas se as coisas não estão piores, pode ter certeza de que foi por conta das greves anteriores... e a greve de hoje é a luta para impedir o avanço de mais ataques covardes contra trabalhadores da educação e milhares de alunos.
Greve é resistência!
Greve é consciência!
Greve é direito constitucional
Greve é luta de gerações! E outras gerações lutarão depois de nós.
Por que estou na greve mais uma vez? porque simplesmente não conseguiria deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranquila se não estivesse, se me omitisse, se me calasse, se fosse conivente com tantos absurdos.
Então... a luta continua! E sei que não estou sozinha na luta, na consciência e nem no sentimento que me move! Somos muitos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário